Festival Vela & Motor Guaraqueçaba 2025
- Secretaria
- 8 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jun.

A tarde deste sábado, dia 07 de junho, estava com uma previsão meteorológica totalmente desfavorável, com muita chuva, frio e sem vento, além de correnteza contra. E para piorar, a previsão do domingo 08, estava pior ainda, alto volume de chuva com raios, mas mesmo assim, foi realizado o Festival Vela & Motor - Guaraqueçaba, e muita sorte de quem foi.
Tivemos um tempo muito bom, encoberto, mas sem chuva e um bom vento sul, com rajadas o que tornou uma regata de popa, e se deu bem quem tinha mais prática no manejo do balão, o que gerou imágens maravilhosas e uma ótima disputa entre os barcos que estavam na regata.
A largada ocorreu no canal entre a ponta oeste da Ilha do Mel, e a Ilha das Peças, em contra vento, e os veleiros então contornaram a primeira boia, e seguiram rumo Guaraqueçaba. Na disputa largaram 9 barcos, dos 17 inscritos para a regata, e o percurso de 13 milhas nauticas foi completado pelo Fita Azul, veleiro Espeto de Ouro, em 2h53m. Além da regata, alguns barcos se inscreveram para a categoria passeio, e também tiveram a mesma sorte de desfrutar de um belo passeio e lindas imágens. A Comissão de Regata contou com importante apoio do ICMBio, com embarcação e servidores, para a montagem desta raia.
A chegada em Guaraqueçaba é sempre muito bacana, uma cidade acolhedora e cheia de histórias, muita relação com a náutica. As tripulações a medida que desembarcavam, se dirigiam aos restaurantes da cidade para as comemorações. Ás 18h, já noite, iniciamos a cerimônia de premiação na tenda montada com apoio da Prefeitura de Guaraqueçaba, um importante parceiro para a realização desta etapa.
Os resultados estão na SÚMULA, e as fotos do pódium, nesta galeria de fotos. O capitão da flotilha de vela oceanica do Paraná, Roberto Grupenmacher, destacou a comparação desta regata com a resma regata realizada em 2024, e todo os trabalho feito neste período e os resultados que a flotilha esta colhendo, com o aumento do número de barcos, maior participação dos veleiros nas raias, e sem dúvida, melhor nível técnico das tripulações. Com a chegada de alguns veleiros Skipper 21, foi criada uma competitividade muito bacana, e então a flotilha criou as categorias especiais M19, dos barcos micro19, SK21, dos barcos Skipper 21, e D36, dos barcos Delta 36, que é o modelo de maior frota aqui no nosso estado. No senço realizado, identificamos 148 veleiros de oceano nas 7 cidades do litoral do Paraná, temos um bom trabalho para trazer estes comandantes para a raia, seja para competir na regata, ou para passear e prestigiar os nossos eventos.
Todos os barcos ganharam um presente especial do patrocinador, Lapinha Spa, um kit para deixar no banheiro do barco, para maior conforto a bordo. Também tivemos o apoio técnico e institucional do ICMBio, que além do barco de apoio para a montágem da raia, são os responsáveis em fiscalizar manter a área de preservação de Guaraqueçaba.

Lembrando que o Festival Vela & Motor, não é apenas uma regata, e está aberto a todos os tipos de barcos, e não apenas veleiros, então, acompanhe a FPRVO no Instagram, e participe dos eventos, quanto mais pessoas participar, maior a festa, maior a diversão.



Show