Regata Ilha do Mel, a primeira de 2025 de oceano
- Secretaria
- 5 de abr.
- 2 min de leitura
Atualizado: 9 de jun.

O Festival foi um grande sucesso.
Participaram da Regata 14 veleiros de oceano, de 19 a 36 pés. A largada às 13 horas foi a contravento próximo da Ponta Oeste, com vento sudeste rondando a leste, e uma correnteza enchente, pois erá uma maré de lua nova com esfofo às 15:46, então os veleiros precisavam navegar contra o vento e contra a correnteza, até chegar a boia que estava na ponta sul da Ilha das peças, e esta grande dificuldade prejudicou alguns barcos que acabaram desistindo da competição.
Para quem continuou na briga, ao fazer o bordo na boia, armaram a vela balão e seguiram com um vento de popa e um pouco de correnteza a favor, contornando novamente a ponta oeste e seguindo pelo canal, e finalizando o percurso no travéz do trapiche de Nova Brasília.
Os veleiros e outros barcos que acompanhavam a regata ficaram ancorados no Bananal, região com boa tensa, boa profundide e uma ancorágem sugerida pela Marinha na carta náutica. O serviço de vai e vem foi realizado pela equipe da Ilha Tur, bem como a vigilância dos barcos durante da confraternização.
Em terra, os navegadores se dirigiram a pousada Astral da Ilha, onde os inscritos foram servidos com um buffet maravilhoso, em um ambiente muito agradável. Este é um momento de descontração, onde os velejadores contam suas dificuldades para a melhor regulagem das velas, mas sem jamais contar as receitas, isso é uma tática de cada tripulação. Mas é um momento muito agradável, principalmente porque eramos em quase setenta pessoas, e em uma festa, quanto mais amigos, mais animado.
Todos os participantes tiveram a oportunidade de concorrer a 2 sextas de produtos organicos oferecido pelo LAPINHA SPA, e os atletas federados pela FEIP concorreram com 2 números. Seja você também filiado a FEIP, juntos somos mais fortes.
Foi iniciado a ceromia de premiação, com troféus de 1º, 2º e 3º lugar para cada classe, além dos troféus de Fita Azul, que foi o primeiro barco a cruzar a linha de chagada, também o troféu Rating, que é o tempo corrigido pelo score da cada modelo de barco, e os troféus de classes especiais, Micro19, Skipper21 e Delta36.
A Marinha do Brasil também ganhou um troféu de homenágem, "VALEU", pelo grande apoio e parceria nos eventos da Flotilha de Vela Oceanica, mas também, por tudo que esta grande força de defesa faz pela segurança aquaviária.
Um agradecimento especial aos patrocinadores Volvo Servopa e Audi Center Alto da XV, que além do suporte, depositam grande confiança em nossa classe.
Veja a Súmula com os resultados,
A próxima edição do Festival Vela & Motor será dia 07/06/2025, CLIQUE AQUI e saiba mais.
Comments