Windsurfe, muita gente praticando em Curitiba
- Secretaria
- 18 de jan.
- 1 min de leitura
A Vela tem várias classes, vários modelos de barcos, e Prancha a Vela, uma modalidade olímpica, é uma classe, que engloba windsurfe, kitesurf e wingfoil.
Criado, na década de 1960, pelo casal Newman e Naomi Darby, em Portugal. Surgiu o protótipo do windsurfe. No entanto, a criativa ideia não foi bem recepcionada e o casal desistiu da invenção, antes de patenteá-la. Alguns anos mais tarde, em 1965, Hoyle Schweitzer (empresário e surfista) e Jim Drake (engenheiro aeroespacial e velejador), dois amigos que procuravam unir características do surfe com o velejo, patentearam o equipamento em 1968 e o batizaram de windsurfe.
Uma grande vantagem desta modalidade é facilidade de transportar, as peças desmontáveis tornam o conjunto muito prático para acompanhar nas viagens no rack de um carro.
Em Curitiba é muito praticado na represa do Passaúna, e dependendo da direção do vento, o grupo se encontra no Mirante em Curitiba, ou no Parque em Araucária, e um grupo muito ativo.

Para conhecer mais sobre o esporte, entre em contato com o Regis, Capitão da Flotilha (+55 41 9217-1777), ou procure a loja Kanaha (55 41 9987-7277), no Shopping Omar, que vende equipamentos novos e usados.
A Federação de Iatismo do Paraná, junto com a Flotilha de Prancha a Vela, irá promover algumas regatas, por isso acompanhe aqui no site, o calendário.
Acho muito bonito.
Muito bacana a turma do windsurfe do Passauna